No dia 17 de março é comemorado em todo mundo o St. Patrick’s Day (dia de São Patrício), com a intenção de festejar o dia do santo considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.
Pouco se sabe da vida de São Patrício, também chamado de St. Paddy. Nasceu na Grã-Bretanha, foi escravizado por piratas. Fugiu. Voltou para a Bretanha, onde num sonho, um anjo lhe disse para se tornar um missionário e difundir o Cristianismo na Irlanda.
Após um período de estudos, ele iniciou o processo de conversão dos irlandeses ao cristianismo, numa missão que durou trinta anos, terminando com seu falecimento em 17 de março de 461 d.C. Logo, a Irlanda decidiu lembrar sua morte como uma dia festivo, o St. Patrick’s Day, que com o tempo ganhou o mundo.
Devido a festa ser comemorada durante a quaresma, período de privações para os católicos, os Irlandeses passaram a ter uma “pausa” durante esse período para a comemoração ao Santo, o que aos poucos se tornou um dia liberado para festejar, comer e beber.
No dia de São Patrício as pessoas saem as ruas vestidas de verde e com o rosto pintado com os tradicionais trevo de três folhas, onde o verde representa a Primavera Irlandesa e o trevo para lembrar como o santo ilustrava a Santíssima Trindade em sua evangelização.
Com o passar do tempo, as conotações religiosas acabaram se distanciando da comemoração e o St. Patrick’s Day passou a ser celebrado como uma data de amizade e cultura irlandesa.
E a cerveja e o St. Patrick’s Day?
Por ser uma das bebidas mais populares da Irlanda, a cerveja não demorou muito para se tornar sinônimo de St. Patrick’s Day. Que com o tempo, acabou ganhando o tradicional chopp verde, criado exclusivamente para esta comemoração.
Além do chopp verde a Guiness também mantém uma presença forte no evento.
Consulta: O Historiador e Wikipedia
Ótimo post!