Iniciarei uma sequencia de posts falando sobre o Processo de Produção da Cerveja, que percorrerá as etapas mais importante do fabrico desse precioso líquido: a brassagem, a fermentação, a maturação e o envase.
Mas antes mesmo de iniciarmos a brassagem (no post e no fabrico), precisamos definir qual será o estilo da cerveja, seus maltes, lúpulos, levedura, tempo/temperatura fermentação… Para só depois, colocarmos a mão na massa (ou no malte).
Moagem do Malte
Com a receita elaborada, é hora de separarmos os maltes para moagem!
Nessa etapa, o malte é passado pelo moedor com a intenção de expor seu o endosperma para que o amido se transforme em açucares durante a brassagem.
Brassagem
O objetivo da brassagem é extrair os açucares do malte através do seu cozimento controlado, tendo a temperatura, tempo e ph, os parâmetros básicos para a produção do mosto.
A água quente é a grande responsável por ativar as enzimas naturais do malte, as quais possibilitam a quebra do amido em açucares fermentáveis (maltose) ou não fermentáveis (dextrinas), dependendo da temperatura utilizada.
Estar atento a temperatura durante a brassagem é importantíssimo para se atingir os parâmetros do estilo de cerveja escolhido, pois, os açucares extraídos a uma temperatura de 62ºC são diferentes dos liberados a 66ºC.
Lavagem/Filtragem
Após a conversão dos amidos em açucares, chegou a hora de iniciarmos a lavagem/filtragem do mosto que em seguida será levado para fervura.
A intenção da filtragem é reter o bagaço do malte, enquanto se transfere o mosto para outro recipiente (caldeira/caldeirão).
Entre os cervejeiros caseiros dois métodos de lavagem/filtragem são os mais utilizados: o Batch Sparge e o Fly-sparge. Sendo este último o mais difundido entre os cervejeiros brasileiros.
No Fly-sparge é feita a re-circulação do mosto com a intenção de se ter um mosto mais límpido e também proporcionar a compactação do bagaço, formando assim, uma malha filtrante que nos auxiliará na lavagem. Após a re-circulação, inicia-se a transferência desse mosto e a adicão gentil de água quente sobre o bagaço.
Após a lavagem/filtragem e antes de se iniciar a fervura, é importante se fazer a medição da concentração de açucares (a densidade inicial OG) para sabermos como nos saímos na brassagem, e assim ponderarmos possíveis correções durante a fervura.
Vamos a Fervura???
Quero informações sobre a produção de cerveja artesanal. Custo para iniciar a produção, onde se conseguir os ingredientes, cursos para produção.
Olá Roberto!
Os equipamentos básicos para você iniciar nesse prazeroso hobby podem ser consultados nesse post: Equipamentos.
Quanto aos ingredientes existem ótimas lojas na internet como a WE Consultoria e Lamas Brew Shop, que oferecem um ótimo suporte de insumos para o cervejeiro caseiro.
Obrigado pela visita!
Grande abraço e Boas cervejas.