A Importância de uma boa Moagem do Malte

Bem meu amigo cervejeiro, agora que estamos com nossos equipamentos montados, vamos avançar para o próximo estágio de nossa jornada para Aprender a Fazer Cerveja em Casa: o Processo de Produção da Cerveja Artesanal.

E inicio esse tópico com uma das partes fundamentais da fabricação da cerveja artesanal: a Moagem do Malte.

A moagem do malte tem um impacto direto sobre a eficiência geral da brassagem, pois tem o objetivo de expor o endosperma dos grãos e separá-lo da casca, e não simplesmente triturar o malte.

Importância de uma boa Moagem do Malte

Como dito, a moagem tem por objetivo expor o endosperma contido no interior dos grãos, o qual é rico em amido, para que durante a brassagem as enzimas quebrem esse amido em açúcares menores que posteriormente serão consumidos pela levedura no processo de fermentação.

Para uma boa moagem, o ideal é controlar seu moedor para obter uma quantidade razoável de cascas inteiras, um pouco de farelo e praticamente nenhum grão inteiro.

As cascas são importantes pois nos auxiliarão na filtragem e clarificação do mosto, tornando-o mais límpido.

Equipamentos Necessários para Moagem do Malte

Para a moagem do malte, você poderá utilizar dois tipos de moedores: o de discos (próprio para cereais) ou o de rolos.

Caso venha a optar pelo moedor de discos, uma das marcas mais utilizadas é a Guzzo que pode ser encontrada facilmente por um preço que varia de R$ 80 a R$ 150.
Moedor de Cereais

Além do moedor de discos, hoje já encontramos alguns fornecedores nacionais de moedores de rolos que produzem equipamento de alta qualidade e em aço inoxidável, porém o preço ainda continua um pouco “salgado”.
Moedor de Rolos

Para quem está iniciando, o moedor de discos se torna uma excelente opção custo-benefício, porém o de rolos proporciona uma melhor eficiência da moagem.

Dicas para uma boa moagem

Não moa seu malte no liquidificar, exceto em casos de vida ou morte: O liquidificador proporciona uma péssima moagem, pois, além de deixar muitos grãos inteiros, ele tritura uma boa parte do malte, o que afeta diretamente a eficiência da brassagem. Portanto, na hora de comprar/montar seu kit para fazer cerveja em casa, não deixe de fora o moedor.

Qualidade da moagem: Para uma moagem razoável o ideal seria uma proporção em torno de 30% de cascas inteiras, 55% de sêmolas, 12% de farinha e nenhum grão inteiro.

Moa o malte um dia antes: Moer o malte um dia antes te ajudará a economizar energia (a sua mesmo) e você ganhará tempo no dia da brassagem.

Regulagem dos discos/rolos: A ideia da regulagem do moedor é bem simples: quanto mais próximos os discos/rolos mais fina será a moagem. Portanto, antes de moer todo o malte observe se a regulagem está correta e vá ajustando-a para obter uma ótima moagem.

Automatizando a Moagem

Caso queira poupar seu braço na hora de fazer a moagem, uma alternativa simples e que te poupará tempo e energia – mas te manterá no sedentarismo – é acoplar uma furadeira no seu moedor.

É bem simples, basta tirar a manivela do seu moedor, deixando apenas o parafuso que o prendia, e em seguida acoplar um gancho em sua furadeira encaixando-o no parafuso do moedor. Pronto! Agora seu malte será moído numa velocidade recorde e sem esforços…rsrs

 

Referências
Braukaiser.com
Henrik Boden
How To Brew

4 pensou em “A Importância de uma boa Moagem do Malte

  1. PEDRO FRANCISCO REPOSSI JUNIOR

    Quais características ideias da furadeira nos seguintes quesitos?
    – Potência
    – Tensão
    – Capacidade
    – Rotação
    – Capacidade de perfuração

    Obrigado.

    Responder
  2. Bruno

    Comprei os maltes para minha cerveja em uma brew shop na minha cidade um dia antes da brassagem. Pedi para que moessem pra mim. Dessa vez, não acompanhei o processo em si (fiquei distraído na loja rs). Quando deitei os grãos na panela, reparei alguns deles inteiros ainda. Consegui mesmo assim uma eficiência muito boa e atingi a OG desejada. Minha pergunta é relacionada ao sabor. Supondo que o funcionário da brew shop tenha esquecido de moer um dos maltes (pior das hipóteses rs. pode ter sido apenas um problema na regulagem do moedor) os sabores do grão são extraídos mesmo com ele inteiro?? Pensando que alguns dos maltes escolhidos influenciam demais na receita, mesmo que em pequenas quantidades, tenho medo de o sabor não ter ido pro mosto. Acabei de colocar a cerveja para fermentar, sendo então muito cedo para uma análise sensorial. Obrigado!! Forte abraço.

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Bruno,

      Pode ficar tranquilo, pois dependendo da regulagem do moedor é normal alguns grãos ficarem inteiros mesmo, e isso, em pequena quantidade, não irá impactar significativamente no sabor da sua cerveja.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*