São inúmeros os prejuízos que enfrentaremos com o aquecimento global, e quem imaginou que a cerveja estaria fora, está enganado!
De acordo com um estudo realizado na Universidade de Queensland, na Austrália, pelo estudante de doutorado Peter Gous, o aquecimento global poderá prejudicar diretamente o sabor da cerveja.
Segundo Gous, a falta de água pode afetar a qualidade dos grãos de cevada, uma vez que o amido dos grãos cultivados com pouca água é diferente do amido de grãos bem regados. Sendo que, a cevada que cresce com pouca água sofre uma espécie de estresse hídrico, que muda a estrutura de seu amido.
Com essa descoberta Peter Gous, cogitou a possibilidade de no futuro ser mais difícil encontrar uma cerveja com a mesma qualidade encontrada hoje, devido as mudanças climáticas que tornarão as secas mais frequentes e mais severas em todo o mundo, e no caso de se encontrar, essa cerveja será bem mais cara.
Mas nem tudo está perdido, Gous e seus companheiros, descobriram uma nova variedade de cevada resistente à seca, que mesmo nessas condições mantém a qualidade original. Essa nova cevada chama-se “stay-green”.
Fonte: Info