A cerveja artesanal vem ganhando cada vez mais espaço na geladeira dos brasileiros que buscam experimentar uma cerveja com mais sabor e aroma, ao invez das “estupidamente geladas”.
Felizmente, já podemos encontrar cervejas artesanais dividindo espaço com as cervejas massificadas nas gôndolas dos supermercados . E com essa feliz, mas, tímida disseminação da cultura cervejeira, surge a dúvida:
“Qual a diferença da cerveja comum para a cerveja artesanal?”
A cerveja artesanal é produzida em pequena escala, tomando todo o cuidado no processos de produção, para se obter uma cerveja de qualidade e que agrade aos paladares mais exigentes. Tudo sem pressa! Respeitando o tempo necessário para cada processo, principalmente o tempo de fermentação e maturação.
Por outro lado, vemos cervejarias grandes gastando mais tempo no planejamento de marketing do que na elaboração da receita, prezando assim, pelo baixo custo da produção e o sabor que mais vende, em consequência produzem as Standard Lagers massificadas que conhecemos. (A intenção é ter lucro, Baby! ¬¬’)
E como diria Randy Mosher, ícone das cervejas artesanais: “Se a pessoa que produz a cerveja detém o poder de decidir o que vai fazer, trata-se de uma cervejaria artesanal; se a decisão, ao contrário, pertencer ao departamento de marketing ou a ‘pesquisas de marcado’, então, definitivamente, a cerveja não é artesanal”.
Podemos também observar a definição da Brewers Association, que define que para uma cervejaria ser considerada como artesanal, ela precisa ser pequena, independente e tradicional, garantindo assim, a busca e o prazer em fazer uma cerveja de qualidade.
Com várias histórias, estilos e sabores/aromas marcantes, a cerveja artesanal também garante uma experiência gastronômica apaixonante, com sua infinidade de possíveis harmonizações com os pratos mais variados.
Com tudo isso posso garantir que mesmo a cerveja artesanal sendo um pouco mais cara que a “loira gelada”, vale a pena ingressar nesse universo gustativo, que garanto: será sem volta!
Você não pode deixar de conhecer:
A história da cerveja
Ingredientes
Tipos de Cerveja
Processo de produção da cerveja artesanal
Pingback: Por que a cerveja artesanal é tão cara? - Condado da Cerveja