Quando iniciamos nesse maravilho hobby de fazer cerveja em casa observamos, durante a prática, como que muitas das aulas de matemática e física não foram em vão por conta dos diversos cálculos fundamentais para essa empreitada. E é aqui, para facilitar a nossa vida e nos ajudar a não cometer algum deslize no preparo da cerveja, que observamos a importância do software cervejeiro.
Assim, caso você não queira apenas seguir religiosamente uma receita qualquer, é fundamental que você compreenda a complexidade por trás de muitos desses cálculos (cálculo de amargor, graduação alcoólica, eficiência de brassagem, cálculo de quantidade de malte, quantidade de água, cor da cerveja e muitos outros) ou tenha em mãos algum software cervejeiro para te salvar.
A Importância Software Cervejeiro
Além de te dar aquela ajuda nos cálculos, com um ótimo software você poderá criar, redimensionar, compartilhar e ajustar suas receitas, medir a eficiência do seu equipamento, ajustar o perfil da sua água, fazer conversões, estimar o custo da sua brassagem, otimizar seus custos e ficar tranquilo. 😉
Portanto meu amigo(a), um bom software cervejeiro é e sempre será teu grande aliado nessa jornada cervejeira, isso independente se você tenha iniciando agora ou se já é um cervejeiro experiente.
Atualmente encontramos excelentes softwares cervejeiros no mercado, cada um com sua particularidade, mas que no geral, atendem ao nosso propósito e também a diferentes gostos e bolso.
Dentre os softwares em destaque, gosto de citar o Beer Tools, BeerSmith, Brewtarget e Brewer’s Friend.
Depois de testar alguns softwares e ferramentas eu optei pelo BeerSmith, tanto por sua eficiência quanto pelas diversas ferramentas que nos auxiliam em praticamente todas as etapas do processo.
Um outro ponto forte do BeerSmith é a sua compatibilidade com diferentes sistemas operacionais, podendo ser instalado tanto em Windows, MAC ou Linux.
Caso, você queira experimentar esse software você poderá baixá-lo para teste no link abaixo:
(Ah! E caso você já tenha o BeerSmith e queira aprender como deixá-lo em português, você poderá acessar esse post: Deixando BeerStmith em Português.)
Concluindo…
Possuir e saber manusear um bom software cervejeiro é sem dúvida um passo importante, no entanto, tenha em mente que compreender o processo de produção é o que realmente resultará numa cerveja de qualidade.
Ficou com alguma dúvida? Ou tem alguma sugestão?
Comente! =)
Muito bom.
o problema é conseguir mexer no software, eu tenho ele aqui e é muita informação que ele contem.
e nao existe tutorial em portugues ainda, só em ingles. Daí complica mais ainda !!! Mas parabens pelo site, leio os artigos sempre. Obrigado
Fala Raphael,
Você tem razão, mas fique tranquilo que logo em breve tenho uma novidade para vocês! =)
Muito obrigado!
Abraço e boas cervejas!
depois de “salvar como” o link para tornar o Beersmith em português, qual é o procedimento para isso acontecer?
Grato:
Sérgio
Olá Sérgio,
O procedimento para deixar seu Beersmith em português é o seguinte:
1) Feche o programa, caso esteja aberto.
2) Copie o arquivo baixado (Lang.xml) e cole-o na pasta raiz onde foi instalada seu Beersmith:
– No caso de Windows: C:\Program Files (x86)\BeerSmith2 (geralmente)
– No Linux: /usr/share/BeerSmith2
3) Abra o Beersmith, e pronto! =)
Abraço e boas cervejas!
Como faço pra baixar o arquivo Lang.xml)
Olá Juarez,
Para baixar esse arquivo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o link e selecionar a opção “Salvar link Como” 😉
Abraço e ótimas cervejas.
Olá, comprei o aplicativo para Android.
Alguma chance de versão em português?
Olá Elton!
Por enquanto a tradução se tem apenas para a versão de desktop.
Forte abraço e ótimas cervejas.
Qual é a quantidade de oxigênio que devo adicionar ao mosto para uma correta fermentação? Comprei um cilindro e uma valvula reguladora com fluxometro.
Olá Airton,
Para a fermentação de vários estilos, são necessários em média cerca de 8-12 ppm de O2 dissolvido no mosto, sendo que, com a injeção de O2 puro – usando um cilindro de O2 + uma pedra difusora – você precisará, em média, de 2 minutos para se atingir uma quantidade próxima a 15ppm de O2 dissolvidos no mosto.
Abraço e ótimas cervejas.